Sinergia: sua equipe trabalhando em prol de um objetivo comum

- 8 Comentários

46 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 46 46 Flares ×

02F73078-640x460

Sinergia é uma palavra de origem grega que, de forma simplificada, significa cooperação ou esforço coletivo para conquistar melhores resultados. No universo corporativo, a sinergia seria o que chamamos de mola propulsora do trabalho em equipe, pois esse atributo transforma líderes e liderados em parceiros com igual relevância no grupo, embora estejam posicionados em diferentes níveis hierárquicos da escala organizacional.

Uma equipe sinérgica é aquela que possui metas em comum, pensa na mesma linha e age harmoniosamente e conjuntamente para superar obstáculos e vencer desafios. Vale destacar que sem sinergia, os membros do grupo caminham em direções opostas e custam a conquistar os ideais corporativos.

Sem dúvida nenhuma, a sinergia é uma grande ferramenta nos relacionamentos profissionais e na gestão de pessoas. Pensando nisso, preparamos esse artigo especial para te ajudar a elevar ao máximo a sinergia da sua equipe. Confira!

Equipe sem sinergia é como um corpo desmembrado

As ligações sinérgicas são tão importantes para a empresa, quanto os órgãos são para o corpo. Assim como na fisiologia, onde diversos músculos, membros e estruturas trabalham para um mesmo fim, os integrantes da equipe devem atuar com objetivos em comum, apesar de realizarem atividades distintas.

Analogias à parte, o fato é que em uma equipe, o esforço individual só se completa na coletividade. Ninguém atinge o sucesso sozinho! É necessário que existam pessoas com habilidades, responsabilidades e conhecimentos diferentes tanto no backstage quanto na linha de frente.

Conjunto de profissionais não é sinônimo de equipe sinérgica

O fato dos profissionais estarem em um mesmo ambiente, trabalhando de forma simultânea, definitivamente não faz deles uma equipe com sinergia. Na verdade, eles se configuram como um grupo de trabalhadores que atuam de forma isolada, independentemente de ocuparem o mesmo espaço. Isso está longe de ser uma equipe sinérgica!

Parece contraditório, mas é isso que acontece. Eles estão juntos e ao mesmo tempo separados, portanto, não há ligação sinérgica. É como uma pilha de tijolos sem cimento! Se falta  a ligação, essa pilha nunca vai virar construção. Em uma empresa também funciona assim, pois quando não há união, cooperação e interação, os ideais dificilmente se concretizam. Em outras palavras, para conquistar resultados sólidos é necessário desenvolver a sinergia, criar essa ligação.

Como um líder pode desenvolver e potencializar a sinergia na equipe?

Existem algumas dicas básicas para otimizar o trabalho da equipe tornando-a sinérgica. Confira:

  • Reconheça o talento da sua equipe, pois isso fortalece a autoestima dos profissionais e consequentemente potencializa as relações interpessoais.

  • Saiba administrar os conflitos de opiniões e aprenda extrair o melhor da diversidade de ideias. Não se esqueça que para haver um bom trabalho em equipe é preciso respeitar as diferenças.

  • Crie o hábito de observar  os acontecimentos com mais atenção. Isso te ajuda a desenvolver uma maior sensibilidade como líder.

  • Procure identificar e respeitar as características individuais dos seus colaboradores. Por mais que existam mil profissionais executando a mesma tarefa, eles precisam se sentir únicos e importantes.

  • Valorize o resultado coletivo e fortaleça a identidade da equipe, sempre destacando que se ela conquistou algo é porque os profissionais trabalharam unidos.

  • Tenha objetivos bem definidos e deixe-os claros para toda equipe, ressaltando a importância de cada um na conquista desses alvos.

Como vimos, a sinergia é imprescindível para superar todo e qualquer desafio organizacional, pois quando trabalhamos unidos em prol de um objetivo, nossas potencialidades e possibilidades aumentam. Ao trabalhar de forma sinérgica, a  equipe pode conquistar resultados que individualmente seriam inatingíveis.

Pense nisso, desenvolva a sinergia na sua empresa e volte para nos contar as mudanças positivas, afinal, onde há sinergia, as coisas só tendem a melhorar.

Comentários

  1. Francisca says

    Amei, era essa ajuda que estava precisando. Podem ter certeza que irei colocar em prática.
    Muito obrigada!

    • Equipe Veler says

      Olá Francisca! Que bom que gostou e obrigado por nos prestigiar.

      Já se cadastrou para receber nossas novidades?

      Um abraço!

  2. zenaide says

    Parabéns ,o artigo contribuiu muito para o meu profissionalismo.Obrigado mesmo. Vou até indicar aos colegas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>