Quais contribuições os funcionários precisam trazer para empresa

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Muitos empresários e líderes dedicam a maior parte de seu tempo à análise das movimentações estratégicas necessárias para que a empresa ganhe o mercado e consiga crescer de forma sustentável. Ainda que essa seja uma questão prioritária, muitas vezes a solução para os grandes problemas de uma organização pode estar bem mais perto: “dentro de casa”. Os funcionários também são indispensáveis para o alcance dos objetivos e a diferenciação dos concorrentes.

Em função do aquecimento do mercado nos últimos anos, sabemos que os melhores profissionais possuem autonomia para escolher em que empresas querem trabalhar. No entanto, os empresários também podem e devem esperar o melhor dos colaboradores que contratam.

Nesse contexto, surge a questão: quais as principais contribuições que os funcionários devem trazer para a empresa? Confira-as a seguir e saiba como incentivar que elas aconteçam.

Alto desempenho

A primeira e mais importante contribuição de qualquer funcionário em qualquer empresa é ser produtivo, ou seja, entregar aquilo que se espera. No entanto, ele só poderá fazer isso quando os gestores definirem objetivos e metas a serem cumpridos e acompanharem o desempenho dos profissionais periodicamente.

Por isso, nota-se a importância de traçar mapas e definir objetivos estratégicos para a empresa como um todo e também para cada um dos setores. Isso facilita a visualização e entendimento da visão por todos os funcionários, tornando o acompanhamento do desempenho uma rotina.

Soluções criativas

Em mercados cada vez mais competitivos, as propostas de soluções criativas para os problemas são contribuições de valor inestimável para as organizações. Funcionários com esse perfil tentam usar as regras da empresa para contornar os obstáculos, mas quando essa abordagem não gera resultados, buscam analisar o problema de pontos de vistas diferentes. Além disso, encaram os desafios de forma positiva, como oportunidades de melhoria.

Para estimular esse comportamento nos funcionários, as empresas precisam desenvolver mecanismos para recompensar aqueles que buscam a inovação no dia a dia, como programas de premiação de ideias, bônus para mudanças que beneficiaram a organização, entre outros. Mas primeiro é preciso que haja colaboração entre todos, inclusive entre gestores e a equipe, além de uma comunicação eficiente.

Lealdade à empresa

A lealdade é uma das maiores contribuições que um funcionário pode oferecer a uma empresa nos dias de hoje. Por meio da redução do turn over, a lealdade aumenta a produtividade, reduz gastos com treinamento de novas pessoas e aumenta as chances de sucesso da empresa no longo prazo. No entanto, ela só é alcançada quando, além de remunerar de forma justa, oferecer boas condições de trabalho e oportunidades de crescimento, a empresa também demonstra que está preocupada com o bem-estar de seus colaboradores nas situações mais críticas.

Nos momentos de crise ou reestruturação, por exemplo, a empresa pode demonstrar essa preocupação não reduzindo a força de trabalho imediatamente, mas tentando alternativas como a redução de horas ou as férias coletivas para amenizar os impactos sobre a equipe.

Cumpre ainda ressaltar que a  comunicação empática, que pressupõe se colocar no lugar do outro para entender seus problemas e agir sem prejudicá-lo, também é fundamental para que os gestores conquistem a confiança de seus subordinados e recebam o mesmo tratamento quando a situação se inverte.

Foco no cliente

Outra contribuição significativa dos funcionários para a empresa é trabalhar no dia a dia com foco na parte mais importante do negócio: o cliente. O tratamento dos consumidores com respeito, o entendimento de seus problemas e necessidades e o esforço adicional em situações atípicas podem ajudar uma empresa a aumentar o faturamento e conquistar a fidelização.

Sabemos que, muitas vezes, os funcionários chegam despreparados para enfrentar os desafios encontrados nas empresas. Por isso, os empresários que investem em treinamentos têm mais chances de ver as pessoas trazerem essas contribuições no dia a dia.

Mas nem todo o conhecimento do mundo será útil caso a empresa não saiba aplicá-lo, verificar como isso mudou o comportamento dos funcionários e que resultado a iniciativa trouxe para a empresa. Afinal, o gestor deve investir recursos em ações nas quais saiba os respectivos impactos na produtividade, na motivação da equipe, na redução dos custos, no aumento do faturamento ou em outros indicadores fundamentais à sobrevivência da organização.

E na sua empresa? Considera outras contribuições fundamentais? Comente e saiba como o treinamento e desenvolvimento da equipe pode ser traduzido em resultados práticos acompanhando nosso blog!

Comentários

    • Equipe Veler says

      Olá Reginaldo. Obrigado por nos prestigiar. Assinando nossa lista de e-mail aqui no blog você receberá nossas atualizações e tudo de relevante sobre educação corporativa, gestão e liderança.

      Um abraço!

  1. Felipe says

    Bom dia, sou gestor de pessoas e procurando por maneiras inovadoras de gerir e liderar pessoas, acabei por encontrar este maravilhoso site. Estão de parabéns. Muitas dicas, textos e argumentos de resultados positivos estou tendo daqui.

    Fraterno Abraço.’.

    • Equipe Veler says

      Olá Felipe. Boa tarde!

      Que bom que gostou! Obrigado por nos prestigiar. Já assinou nossa newsletter?

      Será um prazer continuar compartilhando conhecimento com você.

      Grande Abraço!

  2. Gilvan Pereira says

    Opa! Eu trabalho com pessoas e esse material do site me ajudou muito, Agora me sinto mais capacitado. parabéns..

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