Liderança assertiva: como fazer uma gestão com base nos resultados

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Leadership from duck pattern

O mundo corporativo já adotou novos padrões para o conceito de liderança. Hoje, os líderes são vistos como pessoas mais engajadas aos objetivos da empresa, que conduzem positivamente e inspiram os membros de sua equipe, dedicam tempo aos liderados, trabalham o indivíduo, motivam, respeitam, valorizam, orientam e, principalmente, fazem parte do conjunto. Esses profissionais obtêm credibilidade através do exemplo e da qualidade dos seus relacionamentos interpessoais. Compartilham conhecimento, experiências e ideias, ouvem ativamente, reconhecem o talento e o esforço, dividem os méritos e comemoram as vitórias do grupo.

Um líder de fato precisa ter altos níveis de inteligência emocional para não se abalar facilmente com as pressões, tão comuns no dia a dia das empresas. Nesse contexto, a liderança assertiva ganhou ainda mais importância, pois está diretamente direcionada aos resultados, metas e conquistas. A empresa é muito beneficiada, pois a assertividade reduz os conflitos, favorece o espírito coletivo, a busca por soluções de problemas e contribui para a construção de uma equipe de alta performance. E quando isso acontece, melhorias significativas são percebidas nos processos internos, produtos e serviços oferecidos aos clientes, de forma a causar um impacto positivo nas vendas e na imagem da marca.

Você já se considera um líder assertivo? Veja como se tornar um e fazer uma gestão com base nos resultados!

Dicas para uma liderança assertiva

Comunicação clara e efetiva

É necessário transmitir as informações de forma transparente e objetiva, sem ruídos ou interpretações incorretas. Todos precisam compreender o atual cenário, a estratégia da empresa e o que deve ser feito para alcançar as metas planejadas. Por isso, evite discussões improdutivas, rodeios e não perca o foco.

Confiabilidade

Para ser confiável é preciso, primeiramente, ser verdadeiro. Então, elimine disfarces e meias-verdades. Seja sincero em suas intenções e esclareça as motivações que influenciaram resoluções importantes.

Soluções

Enfrente os problemas sempre! E utilize todo o potencial de sua equipe para encontrar soluções, superar barreiras e imprevistos, vencer os desafios e atingir os objetivos. Não adie, não postergue. Reúna as informações, analise e tome as decisões necessárias de forma fundamentada.

Delegação

A descentralização do poder é parte fundamental de uma liderança assertiva. Oriente e prepare a equipe para assumir responsabilidades, pois a autonomia colabora para o crescimento e engajamento dos colaboradores, impactando na produtividade individual e do grupo.

Atitude positiva

Seja otimista e não se renda a situações difíceis. Enxergue novas possibilidades, oportunidades, use a criatividade e seja inovador. Motive, entusiasme e, principalmente, conduza a equipe para esse mesmo comportamento.

Flexibilidade

Saiba ouvir ativamente, peça opiniões e sugestões, crie mecanismos para que todos possam compartilhar ideias, incentive a pesquisa e a curiosidade em todo o time. Quando os colaboradores participam verdadeiramente, se dedicam mais ao trabalho, aos objetivos e, consequentemente, produzem melhores resultados.

Reconhecimento

Valorize o esforço, respeite as diferenças e explore as competências do time. Seja justo, imparcial e adote a meritocracia. Um ambiente onde os profissionais sentem que seu crescimento e perspectivas de carreira dependem, acima de tudo, de sua dedicação e preparo, é sempre mais produtivo, pois dá mais segurança e confiança ao colaborador.

Feedback

O feedback é uma ferramenta essencial para uma gestão de pessoas inteligente. Deve ser usado para reconhecer o bom trabalho, habilidades de destaque e conquistas, bem como para corrigir comportamentos, indicar o caminho correto e incentivar a melhoria contínua. Conversas francas e estruturadas fortalecem os relacionamentos e incentivam o engajamento.

Foco

A liderança assertiva precisa de foco. Por isso, não desperdice tempo e recursos. Seja determinado e garanta a qualidade dos resultados: evite dispersões, estabeleça prioridades, delegue atividades e foque nos objetivos.

O comportamento verdadeiro e coerente do líder é peça-chave para o sucesso de uma empresa. Buscar sempre soluções ganha-ganha, propiciar um ambiente de trabalho saudável e produtivo e focar nos resultados da empresa são fatores que garantem o alto rendimento, o atingimento de metas e, principalmente, resultados relevantes para o negócio.

Pronto para aperfeiçoar sua gestão e liderar a sua equipe com mais assertividade? Divida conosco suas experiências e dúvidas!

Comentários

    • Equipe Veler says

      Olá Deivani,

      Que bom que gostou. Continue nos acompanhando! Vem aí muito conteúdo e informação.

      Abraço!

  1. Ronaldo says

    Bastante apropriado lembrar que o Líder tem que ter consciência da inteligência emocional. Adquirir esta competência.
    As dicas são muito adequadas, se colocadas em práticas. Oportuno também lembrar que o ambiente organizacional deve proporcionar esta nova postura, além de cobrar (pressão) os resultados.

  2. JOSE says

    ÓTIMO MATERIAL, MAS VEJO TAMBÉM, QUE A EMPRESA PRECISA ESTAR ENGAJADA TAMBÉM, POIS SENÃO HAVERÁ RUPTURA DO CICLO APLICADO NESTE TRABALHO.

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