Gamefication: o que é e como pode ajudar na sua empresa

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Strategy board game

Se o importante é competir, nada mais interessante do que encorajar a competitividade sadia dentro do ambiente corporativo. Afinal, não é raro encontrar profissionais de sucesso que usaram esta prática para se estimular em busca de melhores resultados. De olho nisso, algumas empresas têm adotado estratégias de gamefication para fazer com que suas equipes alcancem objetivos que podem ser bons para os colaboradores e para a marca. Mas o que é a gamefication? Saiba mais sobre essa prática e veja como ela pode ajudar a sua empresa:

Engajamento em forma de jogos

Tente se lembrar do jogo Pac Man, aquele com uma “boquinha” amarela que precisava acabar com todas as bolas de um labirinto enquanto fugia de quatro fantasmas coloridos. O grande barato para quem jogava Pac Man era colecionar no topo da tela algumas frutinhas que o personagem comia durante o game. A cada nova fase, eram adicionadas novas frutas e mais velocidade ao jogo — que se tornava cada vez mais difícil. Esse caso resume a ideia por trás da estratégia de gamefication: criar engajamento para uma causa através de pequenos incentivos.

Apesar de poder ser aplicada em qualquer tipo de empresa, a gameficação ficou mais conhecida dentro dos setores relacionados à tecnologia que usaram a prática para melhorar os ambientes de trabalho através de atividades bastante divertidas e simples. Porém, apesar de simples, a inserção da estratégia dentro do local de trabalho precisa seguir alguns passos para se tornar cativante e, ao mesmo tempo, não criar algum tipo de conflito.

Como usar a gamefication em sua empresa?

Jogos considerados divertidos são aqueles que têm uma mecânica simples, mas que cobram uma solução diferente do jogador a cada jogada — afinal, se você chutar a bola sempre no mesmo lado do gol, dificilmente marcará muitos pontos em uma partida. Por isso, existem passos que ajudam a criar uma mecânica de gamefication que seja atrativa para as empresas. Acompanhe:

  • O jogo deve ser conhecido por todos os colaboradores;
  • Qualquer colaborador pode participar;
  • Tudo tem que ser bem transparente;
  • Deve ser colaborativo;
  • Elabore desafios com respostas rápidas;
  • Estimule a concorrência sadia;
  • Não se esqueça de criar um placar;
  • O jogo precisa ter níveis de dificuldade;
  • Deve-se pensar em badges (medalhas);
  • Por fim: é imprescindível que ele tenha pontos.

Empresas do ramo de hotelaria, concessionárias, lanchonetes e até agências de publicidade são apenas algumas nas quais a gamefication pode ser usada para melhorar ainda mais a relação tanto entre as equipes quanto entre a empresa e os clientes. No entanto, é sempre bom lembrar que, mais do que um jogo, a estratégia tem que ser vista como uma forma de motivação através da colaboração e não como um campeonato com ganhadores e perdedores.

Apesar de não ser uma ideia nova, a gameficação ganhou mais destaque nos últimos anos graças à sua aplicação em ferramentas digitais do nosso dia a dia. E agora, com mais pessoas acostumadas a lidar com esse tipo de conceito no cotidiano, ficou ainda mais fácil levar para dentro das empresas essa estratégia tão divertida e que pode trazer excelentes resultados para toda a equipe.

Gostou da dica? Já usa a gamefication como prática na sua empresa? Deixe um comentário aqui no blog e divida com a gente a sua experiência!

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