Feedback: ferramenta imprescindível na comunicação corporativa

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O feedback é uma ferramenta essencial para atingir a excelência na comunicação corporativa. Além disso, contribui efetivamente para a gestão de pessoas, aumento da produtividade e crescimento das organizações. Não é à toa que essa prática tem sido cada vez mais incorporada pelos gestores nas relações de trabalho com as equipes.

Se você ainda não tem o hábito de oferecer feedbacks claros e sensatos na sua empresa, conheça um pouco mais sobre a importância dessa ferramenta gerencial e descubra bons motivos para começar a usá-la.

Você sabe o que é feedback?

O feedback é formalmente definido como retroalimentação ou alimentação de retorno.  Em termos práticos, é a resposta a algo que fazemos, seja no âmbito pessoal ou profissional. O feedback pode se apresentar como crítica, elogio, sugestão ou orientação. Independentemente da forma, o fato é que quando esse método é bem aplicado no ambiente organizacional, inúmeras melhorias podem ser percebidas.

É importante destacar que a prática de feedback tem o poder de redirecionar as ações, elevar a autoestima da equipe, otimizar a performance dos profissionais e alinhar a comunicação entre líderes e liderados de maneira assertiva. Em outras palavras, é um poderoso aliado para os gestores modernos.

Feedback, sinônimo de crescimento?

Já ouviu dizer que sem crítica não há crescimento? Permita-nos a paráfrase, mas sem feedback é impossível crescer. Essa prática é um instrumento imprescindível para o  desenvolvimento pessoal – afinal, permite que os indivíduos aprendam com seus erros e acertos através da percepção e avaliação de outras pessoas.

Ele é sinônimo de crescimento também para as organizações, já que em decorrência dele os profissionais tornam-se mais produtivos e geram melhores resultados para as empresas. Só um adendo: para que o feedback acarrete em crescimento é preciso colocar as pessoas em primeiro lugar. Broncas e respostas agressivas definitivamente não são retornos eficientes.

Comunicação: a base dos feedbacks

Só existe feedback quando há uma boa comunicação. Parece extremismo, mas para que ele aconteça é necessário que o emissor entenda e seja entendido. A grande questão do feedback não é o que se diz, mas como se diz e que efeito é causado por conta do que foi dito.

Nesse sentido, o mais importante no processo não é o que o gestor fala, mas o que o colaborador assimila e o que será colocado em prática. Ou seja, o feedback é uma resposta que não se encerra em si. Ele demanda outras respostas.

Feedback, uma via de mão dupla

Se por um lado o feedback orienta os colaboradores e contribui para que haja um melhor desempenho profissional, por outro ele permite que o gestor avalie suas ações e corrija sua própria rota, a fim de crescer pessoalmente e profissionalmente.

Essa tática gera mudanças em todos os níveis da escala organizacional, mas para que isso aconteça é importante saber ouvir. Portanto, dê feedbacks aos seus colaboradores mas esteja aberto para receber o retorno (positivo ou negativo) sobre sua gestão. Isso te fará crescer como líder.

Entenda de uma vez por todas: feedback não é simplesmente orientar alguém, despejar informações sem nenhum critério ou pontuar o que o funcionário fez de certo ou errado. Feedback é troca, é via de mão dupla, é a comunicação e interação entre pessoas que possuem um objetivo em comum: o sucesso.

Como usar o feedback para melhorar a comunicação corporativa?

  • Seja transparente e mantenha o hábito de dar retornos sinceros. A omissão pode custar caro ao negócio.
  • Não economize nos elogios quando o trabalho estiver bem feito. Isso é estimulante.
  • Vá direto ao ponto e use uma linguagem acessível. Se você quer ser compreendido, é melhor não fazer rodeios nem criar obstáculos para a comunicação eficiente.
  • Sempre pergunte o que o colaborador pensa sobre o assunto. Busque descobrir se ele concorda com o feedback e permita que ele faça sugestões.
  • Trate as pessoas com educação, independentemente de o teor do feedback ser de crítica ou elogio.
  • Procure ser discreto. Feedbacks públicos devem ser mais genéricos, direcionados à equipe e não a uma única pessoa. Nesse caso, uma crítica pública pode gerar constrangimentos e um elogio muito inflamado pode causar ciúmes.
  • Saiba lidar com críticas sobre o seu trabalho. Elas sempre existiram e sempre existirão. O que faz a diferença é a forma de lidar com elas.

E aí, gostou do nosso artigo? Manifeste suas opiniões através dos comentários. O seu feedback é muito importante para nós!

Comentários

  1. Ednalva de Souza Almeida says

    Muito importante o feedback em todos os sentidos. Acho que as empresas deveriam investir mas, pois é a chave do sucesso e um ambiente saudável.

    • Equipe Veler says

      Com certeza Ednalva. As empresas falam muito de feedback, mas poucas o aplicam como técnica.

      Obrigado por nos prestigiar.

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