Como ensinar a equipe a aprender com os erros

- 1 Comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Como ensinar a equipe a aprender com os erros

Buscar soluções a partir de falhas, tirar lições de erros que possam causar algum tipo de prejuízo e transformar em motivação algum “fracasso” é uma qualidade que, muitas vezes, deve ser aprendida. Colaboradores que estejam sempre dispostos a se atualizarem e a serem proativos com certeza constituem uma força tarefa capaz de driblar diferentes obstáculos e a correr sempre atrás do sucesso. E este é o maior valor, inclusive, que pode estar presente nos recursos humanos de uma empresa.
Por isso, é importante que um gestor seja sempre capaz de construir em sua equipe a boa mentalidade de aprender com erros e de saber que, em muitos casos, é a persistência que traz os resultados esperados e que é por meio de tentativas que se descobrem inovações surpreendentes. Contudo, ainda, é válido considerar que mesmo acertando, muitas vezes é necessário inovar para que se possa continuar colhendo bons frutos.
Quer mostrar à equipe como ela pode superar os erros e ainda aprender com eles? Confira a seguir:

Não é possível fazer diferente sem mudar

Um bom gestor que esteja no comando de uma grande equipe precisa mostrar a ela que vale, para todos os casos, a “velha” máxima de que não é possível obter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Se algo não está dando certo e tampouco demonstrando os bons efeitos desejados, é hora de intervir de forma inteligente e “puxar sua equipe para cima”, não deixando-a vencer-se pelo desânimo, mas sim encorajando-a a tirar bom proveito disto. É necessário estimular a proatividade.

Tenha um canal aberto com a equipe

Quando os erros acontecem, não os veja como incompetência de colaboradores. Uma falha pode ser causada por erros de comunicação, falta de planejamento, dentre outros percalços. Assim, certifique-se que sempre exista um canal aberto para diálogo entre colaboradores e líderes. Dessa forma, em vez de justificar erros ou simplesmente querer repará-los, surgem soluções e acordos entre as duas partes para que a empresa solucione uma falha e cresça com ela.

Use a inteligência de mercado

Aprender com os erros e saber modificar ações, procurando novas estratégias cada vez mais adaptadas a cada situação, é o princípio do que chamamos de “inteligência de mercado” em que se busca encontrar, aplicar e testar soluções que venham efetivamente alavancar resultados.

Erros contam como experiência

Na medida em que se adquire experiência e aprendizado, torna-se cada vez mais fácil “prever crises” e antecipar-se a elas, diminuindo consideravelmente a reincidência de problemas. E isso é natural, pois alguém que já percorreu determinado caminho pode desviar-se melhor de obstáculos do que uma pessoa que nunca andou por tal lugar.Vale lembrar que cada novo, ou nova experiência, precisam ser evitados sim! O aprendizado está em prever uma situação difícil, se antecipar a ela.

Falhas, por serem naturalmente consequências muitas vezes inevitáveis em uma situação, podem transformar um problema em oportunidade, fazendo com que, em meio à turbulência, venha a surgir o grande diferencial de uma empresa. Afinal, errar todos erram…Mas o que cada equipe é capaz de fazer após isto e como aprende a lidar com desafios é o que definirá seu potencial de sobrevivência por um longo tempo. E você, já ensinou isso a sua equipe?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>