Andragogia: o que é e qual sua importância para a aprendizagem corporativa

- 64 Comentários

51 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 51 51 Flares ×

02J90503

Você já ouviu falar de Andragogia? O termo é antigo, mas sua aplicação no cenário corporativo é relativamente recente. Tratada por muitos como ciência, metodologia ou simplesmente arte de ensinar adultos, a Andragogia tem ganhado força na atualidade. E não é para menos! Ela tem contribuído fortemente no desenvolvimento da educação corporativa e sua maior colaboração nesse sentido é a quebra do paradigma de que o professor detém todo o conhecimento e deposita o que sabe nos alunos. A Andragogia caminha em outra direção, pois acredita que em todo e qualquer treinamento deve haver espaço para o diálogo, troca e aprendizado mútuo.

Já virou admirador da Andragogia assim como nós somos? Então confira o artigo, admire-a ainda mais e aplique-a na gestão de sua empresa!

Andragogia: um conceito pouco difundido, mas muito praticado

A palavra Andragogia pode soar estranha em um primeiro momento, porém, o seu significado é muito simples, até comum, nós diríamos! O termo Andragogia vem do grego andros (adulto) e gogos (educar). Em uma tradução livre, a Andragogia  é a educação ou ensino para adultos.

Ampliação e aplicabilidade do conceito

No século XX, mais precisamente na década de 70, a palavra ganhou uma dimensão corporativa, quando Malcolm Knowles ampliou o conceito e  definiu a Andragogia como a arte ou ciência que estuda a educação para adultos com o objetivo de atingir uma aprendizagem efetiva, capaz de desenvolver habilidades, conhecimentos e competências.

É atribuída a Knowles também a ideia de que pessoas adultas aprendem mais facilmente em ambientes confortáveis, flexíveis, informais e livres de ameaças. Não há como negar que quando o lugar e o clima são agradáveis e propícios para a aprendizagem, os resultados tornam-se mais significativos, concorda? É isso o que a Andragogia propõe: o aprendizado maduro e consciente, fluindo em um contexto plenamente favorável.

Como é a educação pautada na Andragogia?

Adultos não aprendem como crianças. Isso é fato! Partindo desse pressuposto, a educação para adultos não deve ser baseada nos princípios pedagógicos e sim nos pilares andragógicos. Isso quer dizer que na Andragogia o adulto é o sujeito da educação e não meramente o objeto dela. Em outras palavras, a Andragogia propõe autonomia, colaboração e a autogestão da aprendizagem, atributos importantíssimos para quem deseja crescer profissionalmente.

A educação corporativa pautada na Andragogia deve trazer um aprendizado aplicável, claro e relevante. A teoria não é suficiente nesse sentido, pois na Andragogia o conhecimento do aluno é tão importante quanto o conhecimento do professor/instrutor. Sendo assim, entram em sala as experiências de vida, os valores pessoais e as habilidades profissionais. Ficam do lado de fora a inflexibilidade, as respostas prontas e as metodologias ultrapassadas.

O poder da Andragogia na educação corporativa

A Andragogia pode contribuir na capacitação de equipes, isso porque ela se apresenta como um caminho educacional diferente e eficiente para qualificar adultos através de metodologias, técnicas e recursos específicos para esse público.

A Andragogia busca conhecer o que os adultos esperam, como agem, o que desejam e,  partir desse conhecimento, ela possibilita a elaboração de estratégias customizadas, elevando potencialmente a qualidade do ensino e também os resultados. Cabe acrescentar que quando a Andragogia faz parte do projeto de educação corporativa, o aprendizado é prazeroso e se converte em prática.

Os princípios da Andragogia

A Andragogia possui seis princípios fundamentais que ajudam a compreendê-la e aplicá-la melhor. Veja:

  • Necessidade de saber: Os adultos precisam saber qual a necessidade de aprender e o que eles ganharão no decorrer do processo de aprendizagem.
  • Autoconceito do aprendiz: Os adultos são  responsáveis por suas vidas e decisões, portanto precisam ser encarados e tratados como indivíduos capazes de se fazer suas próprias escolhas.
  • Papel das experiências: Os adultos possuem experiências prévias e justamente essas experiências são a base do aprendizado.
  • Prontidão para aprender: Os adultos ficam mais dispostos a aprender quando o conteúdo  parece ser útil em seu dia a dia, ou seja, quando o conhecimento tem a finalidade de ajudá-los a enfrentar os desafios cotidianos.
  • Orientação para aprendizagem: Os adultos aprendem melhor quando a aprendizagem é orientada para os fatos, aplicabilidade e resultados.
  • Motivação: Os adultos respondem bem quando fatores motivacionais entram em cena, como por exemplo, a satisfação, qualidade de vida, autoestima e afins.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a Andragogia? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários!

Comentários

  1. NATASHA says

    Olá tudo bem,
    Meu nome é Natasha sou instrutora de treinamento estou fazendo uma pesquisa sobre Andragogia e devo reconhecer que este método é o melhor a ser adotado.
    Além de fazer a pesquisa também preciso elaborar uma apresentação sobre o assunto e fazer as pessoas entenderem,porém não quero usar apenas conteúdo massivo,quero fazer diferente com dinâmicas afim de proporcionar um momento diferente para aqueles que estiverem presentes.
    Gostaria de agradecer pelo conteúdo pois me ajudou a compreender melhor o assunto abordado.

    Gratidão !

    • Equipe Veler says

      Olá Natasha,

      Ficamos felizes em colaborar com sua caminhada. Já se cadastrou no site para receber atualizações, artigos e novas informações?

      Esperamos tê-la sempre por aqui.

      Um abraço e sucesso em sua caminhada!

    • Equipe Veler says

      Olá Julio,

      Que bom que atingimos sua expectativa e obrigado por nos prestigiar.

      Em breve lançaremos o nosso ebook sobre Andragogia. Cadastre-se em nossa newsletter para receber estas e outras oportunidades de desenvolvimento.

      Um abraço e Sucesso!

  2. Márcia fernandes says

    Grande era a necessidade de conhecer melhor este assunto, fui muito bem informada ,agora sim falarei melhor com motivação, satisfação, qualidade e auto estima.

    • Equipe Veler says

      Olá Márcia, que bom que gostou!

      Continue nos acompanhando. Toda semana temos artigos quentinhos saindo do forno.

      Um abraço!

  3. Marcelo says

    Bom dia. Gostei muito da publicação. Onde adquiro mais conhecimento sobre o assunto? Como aplicar? Como ministrar cursos como este? Preciso de uma especialização sobre T&D e Andragogia.

    • Equipe Veler says

      Olá Marcelo. Você se cadastrou em nosso Blog? Em breve vamos lançar um ebook sobre o assunto e enviaremos para nossa base de audiência.

      Obrigado por nos prestigiar,

      Um abraço!

  4. Maurinete Prado says

    Estou na Coordenação Pedagógica da Eja na escola e o tema é bem pertinente à minha área de atuaçào. É sempre bom conhecer novas terminoligias , ampliar e aprofundar o conhecimento a respeito do novo .

  5. RITA says

    Olá, sou coordenadora pedagógica de projeto social com oferta de cursos profissionalizantes para jovens e adultos. Estou pesquisando para entender melhor sobre Andragogia, pois tem tudo haver com o nosso público. Obrigada, por abordar o tema de maneira clara e objetivo.

    • Equipe Veler says

      Olá Rita. Que bom que gostou e obrigado por nos prestigiar. Vi que você já se cadastrou em nosso blog e em breve lançaremos um ebook completo, totalmente sobre o tema. Está ficando fantástico!

      Assim que estiver disponível enviaremos para nossos assinantes.

      Um abraço e muito sucesso em sua valorosa missão

    • Equipe Veler says

      Olá Fernanda. Basta se cadastrar no próprio Blog para receber nossas atualizações.

      Obrigado por nos prestigiar.

      Um abraço!

  6. Eliene says

    Bom Dia!

    Gostei muito do assunto. Quero me aprofundar mais, passei recentemente por um treinamento de colching. Maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eliene Diógenes

    • Equipe Veler says

      Olá Eliene,

      Obrigado por nos prestigiar. Em breve lançaremos um ebook sobre os Princípios da Andragogia. Vi que você se cadastrou no blog e assim que o ebook ficar pronto você receberá informações.

      Um abraço e Sucesso!

  7. Edmar de Assis Neiva says

    Bom dia!

    Gostaria de saber mais sobre o assunto, existe algum curso que posso fazer em BH.

    Muito bom…

    • Equipe Veler says

      Olá Edmar, obrigado por nos acompanhar.

      O tema Andragogia ainda está bem acadêmico e desconhecemos cursos ou treinamentos específicos nesse sentido.

      Muito em breve iremos compartilhar com vocês, nossos assinantes, um ebook completo sobre o assunto. Aguarde!

      Um abraço,

  8. Helena Sirhal says

    Sou Pedagoga e Consultora de Treinamento, elaboro treinamentos pautados nesses pilares.
    Falo com propriedade que funciona se seguirem este metodologia.
    Parabéns pela matéria.

    • Equipe Veler says

      Olá Helena,

      Obrigado por nos prestigiar. Muito em breve lançaremos nosso ebook sobre Andragogia. Assine nossa lista para receber.

      Abraços,

      • Aurineide Cruz says

        Bom dia

        Farei meu TCC com esse tema, gostaria de obter referências de alguns autores.

        Poderia indicar alguns?

        Grata.

  9. Rosana says

    Boa tarde,

    Pesquisando material para minha dissertação vi a publicação no Blog ANDRAGOGIA: O QUE É E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM CORPORATIVA e gostei, como vou comentar sobre o colocaram gostaria de saber o nome dos autores, e como citá-los na bibliografia. Por favor me mande esta informação. Obrigada.

  10. Jorge Luiz says

    Sou Instrutor, em um Programa de Direção por Simulador, que foi desenvolvido pela UCT- Universidade Corporativa do Transporte, achei muito interessante e gostaria de obter mais informações sobre o assunto (Andragogia).
    Obrigado!

  11. maria de jesus mendes de oliveira says

    Ola;
    olha e o meu primeiro contato com esse método de estudo,ANDRAGOGÍA , eu gostaria muito de conhece mais a fundo, sei que essa forma diferente pode facilitar o meu apredizador.

  12. Carlos Henrique Gonzales says

    Olá pessoal, estou trabalhando em uma empresa no setor de TI e fazendo um curso e treinamento de liderança. Me interessei bastante sobre o tema Andragogia. Gostaria de0 receber mais matérias para poder me instruir e poder aplicar no meu dia a dia. Obrigado.

  13. Leonardo Freire says

    Olá, quero expressar minha gratidão por ter lido algo tão relevante para o ensino acadêmico como também para as empresas, este conhecimento faz a diferença na vida dos profissionais que ensinam e dos profissionais de empresas diversas.

    Parabéns pelo conteúdo, tenho vontade em trabalhar com consultoria e esta publicação me motivou ainda mais.

  14. marinete f. vasconcelos says

    Boa tarde, Gostei muito da publicação, estava pesquisando o assunto, e vou me cadastrar pra ter mais informações.

  15. CAROLINA RIBEIRO RODRIGUES says

    Olá,
    Sou professora do ensino superior. Dou aula na UTFPR. Gostaria de saber mais sobre andragogia. Vocês tem mais materiais disponíveis?

  16. Valdirene Oliveira Silva Santos says

    Boa Noite! Eu sou professora de História há treze anos. E atualmente estou fazendo a faculdade de História e necessito de certificados para contar horas, estava procurando um desses sites que oferece esses cursos e vi Androgogia, então procurei saber mais e descobri aqui. Gostei muito, pois trabalho a noite no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Portanto, pelo que compreendi tem tudo haver com o trabalho que faço na educação de jovens e adultos.

  17. Maria Cecília Freitas Lacerda says

    Estou definitivamente encantada com o assunto.
    Com certeza vou pesquisar mais sobre .
    Nunca tinha ouvido falar.
    Fantástica a matéria.

  18. Suely says

    Interessante, o texto foi esclarecedor e atraente. Gostaria muito de conhecer mais sobre o assunto.

    Suely

  19. ANTONIO RIBEIRO DA SILVA says

    OLÁ, GOSTEI DO ARTIGO E DOS COMENTÁRIOS SOBRE ELE. PRINCIPALMENTE AO FALAR DAS SEIS APLICABILIDADES DO ENSINO AO ADULTO. SOU RECÉM-FORMADO EM PSICOLOGIA E LEMBREI-ME DAS DIFERENÇA ENTRE AS AULAS TEÓRICAS QUE SÓ AS ENTENDIA MELHOR AO COMPARÁ-LAS AOS EVENTOS ANTES VIVENCIADOS E LOGO FAZIA UMA APLICAÇÃO AO CONTEXTO DO ASSUNTO EM QUESTÃO. COM ISTO FIQUE RECONHECIDO COMO O MAIS CONTRIBUIDOR DA SALA E CITADO NA CERIMONIA DE FORMATURA PELA DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE. ESTOU DISPOSTO A REPASSAR ESTE TEMA E A RECEBER MAIS SOBRE ESTE E OUTROS TEMAS. OBRIGADO.

  20. Francisco mango says

    Gostei da abordagem, estou a prepslarar uma palestra com este tema…podem ajudar-me a enrequecer meus conteudos? Meu facebook/francisco diogenes de simope.

  21. Roseli says

    Gostei demais em conhece o conceito da Andragogia, trabalho da educação de adulto, e gostaria de ter mais informações.

  22. Marcos Antonio says

    Olá bom dia,conteúdo fundamental para Ascenção em todos os tipos de relacionamento, grato por compartilharem ele conosco, espero aprender mais.

  23. angelo marcio chitula cristóvão says

    sou estudante do curso de psicologia e didática no instituto superior politécnico sol nascente,gostei imenso dos conteúdos espostos e gostaria de puder aprender muito mais com voces

  24. LEILA RAQUEL PASA says

    Que maravilha este texto, fiz Pedagogia e gostaria de saber se existe algum curso aqui no Brasil voltado para esta area pois é muito interessante me atrai poder saber mais sobre o tema.

  25. Maria Lucia Maia Leite Alves says

    Bom dia!

    Sou Pedagoga há muitos anos, vejo a Andragogia como uma nova estratégia, para o entendimento do adulto
    e, me lembra muito o “INSIGHT” do meu tempo. Estou certa?
    Já estou com 71 anos, mas, me interesso muito por assuntos de educação e psicologia.

    Grata,

  26. Ailzo says

    Excelente … Trabalho com alunos de escolas profissionais e procuro utilizar a inteligência emocional como base no direcionamento para a formação. .. E os princípios da andrologia vão ao encontro de muitas técnicas que aplico na condução e direcionamento de alunos jovens e adultos … Excelente material

  27. Jackson says

    Obrigado por partilhar essas informações, agora que entendi vou compartilhar com meus amigos, afinal de contas, isso também é Andragogia. Show !

  28. Tania de Souza Galvao says

    Sou pedagoga, com licenciatura plena, porem sou coordenadora pedagógica em uma escola de cursos técnicos e profissionalizantes, onde 90% os meus alunos são adultos e gostaria muitíssimo obter conhecimento e se possível uma formação em andragogia;, pois o assunto é fundamental para esse cargo atual.Essas informações foram ótimas e esclarecedoras.
    Aguardo.

  29. Regina Lucia Gomes de Souza says

    Olá, sou Regina Lucia e estou fazendo o Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos, e gostaria de conhecer mais o assunto sobre Androgogia , para melhor trabalhar esse conteúdo em sala de aula com o objetivo de interagir meu compromisso .

  30. claudino says

    olá a todos

    estou frequentando uma formação de formador, falamos de androgogia, que para me é um conceito novo a pesar de ja tinha ouvido a palavra mas nunca aprofundei meus conhecimentos na materia e hoje estou a pesquisar e ja comecei a interresar. preciso de apoio

  31. ANA LUCIA REGHIN DA SILVA SANTOS says

    No proximo bimestre estarei estudando sobre este assunto em uma matéria complementar na faculdade,, gostei de saber do que se trata. É sempre bom conhecer coisas diferentes e aprender é muito bom.

  32. ELEN MAGALHAES says

    Muito interessante!!!
    Gostaria de receber mais informações…
    Como faço para me cadastrar no site???
    Qual é o site??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>