9 dicas para manter seus colaboradores sempre motivados

- Deixe um comentário

20 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 20 20 Flares ×

9 dicas para manter seus colaboradores sempre motivados

Todas as empresas já reconheceram que o capital humano exerce imensa influência nos resultados dos negócios. Por isso, o forte investimento em práticas de atração, retenção e desenvolvimento de talentos. Porém, há alguns aspectos comportamentais que merecem total atenção, como, por exemplo, o nível de motivação da equipe. Apenas profissionais motivados são capazes de explorar todo o seu potencial produtivo e criativo em prol de objetivos comuns. Por esse motivo, o mundo corporativo já adotou políticas, processos, ações e, principalmente, atitudes para atingir esse objetivo.

Conheça algumas dicas para manter seus colaboradores motivados e melhorar a gestão de pessoas:

Trabalhe para um clima organizacional positivo

É necessário que o gestor trabalhe para a construção de um clima organizacional saudável e positivo. O ambiente de trabalho tem grande impacto no rendimento dos colaboradores, por isso, é importante criar proximidade com a equipe, resolver os conflitos, ser imparcial e transparente, favorecendo o espírito coletivo e a união.

Utilize o feedback

O feedback deve ser utilizado em todas as esferas da empresa, pois é um excelente recurso para uma gestão de pessoas efetiva. Aproveitar as conversas estruturadas para elogiar os pontos fortes e orientar sobre as oportunidades de melhoria são iniciativas que aumentam a motivação entre os colaboradores.

Ofereça mentoria

O gestor deve atuar também como um mentor para o time, estar disponível, acessível, colaborar para o desenvolvimento do profissional, indicar boas leituras e conteúdos relevantes, compartilhar ideias, experiências, histórias e estabelecer relações de confiança.

Propicie condições para o crescimento profissional

É interessante investir na análise de perfil dos colaboradores, de modo a identificar quais competências precisam ser desenvolvidas e estabelecer um plano de treinamento individualizado. Além disso, algumas ações são fundamentais para o crescimento da equipe, tais como, promover o aprimoramento através de cursos técnicos e comportamentais, propiciar participação em equipes multidisciplinares, experiências adicionais como visitas a outras unidades da empresa ou fornecedores e, acima de tudo, delegar responsabilidades.

Respeite as diferenças e valorize as competências

Compreender que cada indivíduo é único, respeitar as diferenças e valorizar as competências, são atitudes que favorecem o clima organizacional e reforçam a motivação interna. Nesse contexto, é importante focar em conceitos como complementaridade, trabalho em equipe e colaboração.

Estabeleça uma comunicação assertiva

É crucial que a empresa tenha canais de comunicação que garantam um fluxo de informações rápido e eficiente. Divulgar notícias sobre o mercado, concorrência, investimentos, lançamentos, novos projetos e desafios permite que os colaboradores enxerguem com clareza o atual cenário e entendam as decisões tomadas. Essa transparência ajuda a manter os colaboradores motivados.

Estimule a participação dos colaboradores

Crie espaço e ferramentas para que os colaboradores possam participar mais ativamente da rotina da equipe e mesmo da empresa, dessa forma, todos se sentem parte integrante do negócio. Estimular a troca de ideias, sugestões e opiniões é sempre proveitoso.

Crie benefícios diferenciados

Pesquise as tendências, melhores práticas, e desenvolva um sistema de benefícios diferenciado. Parcerias com academias, assessorias esportivas e livrarias são bons exemplos. Reconheça a dedicação e o esforço e premie os colaboradores com bolsas de estudos, convites para seminários e congressos interessantes, ingressos para shows e espetáculos, por exemplo. Dessa maneira, é possível estimular melhores rendimentos e resultados.

Celebre conquistas e vitórias

É muito importante comemorar datas especiais, conquistas e vitórias da empresa e da equipe. Esses encontros favorecem a integração entre os colaboradores e os relacionamentos, além de ser mais uma forma reforçar o reconhecimento e o otimismo.

Como você trabalha a motivação dos colaboradores na sua empresa? Tem outras dicas importantes para compartilhar? Comente e divida conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>