6 dicas para engajamento dos colaboradores

- Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

handshake isolated on business background

O mundo corporativo reconhece a importância do capital humano para o sucesso de seus negócios, a atração e a retenção de profissionais diferenciados e construção de equipes de alta performance, fazem parte do planejamento estratégico das organizações.  Afinal, a produtividade dos colaboradores é peça-chave para o crescimento das empresas, tornando-as cada vez mais rentáveis.

Neste contexto, a motivação e o entusiasmo são fatores de grande influência no rendimento das equipes. Por isso, a importância de criar ambientes saudáveis de trabalho, investir em práticas para gestão de pessoas, garantir uma comunicação interna eficiente e principalmente, assegurar a aderência entre as ações e decisões tomadas, e os valores da empresa. Os gestores têm papel fundamental no processo de engajamento dos colaboradores. Na verdade, são os principais responsáveis por criar um clima organizacional favorável, por estimular e incentivar o crescimento das equipes, e principalmente, por liderar pelo exemplo e inspirar os demais.

Veja algumas dicas para o engajamento dos colaboradores

Defina metas claras e desafiadoras: Os colaboradores precisam conhecer o cenário completo, o mercado, os concorrentes, os desafios, o público-alvo e acima de tudo, saber quais são os objetivos da equipe. As metas devem ser claras e viáveis, pois trabalhar com o inatingível, causa efeito contrário, ou seja, a desmotivação. É necessário estimular os profissionais a explorarem todo o seu potencial e a participarem ativamente dos projetos. Para isso, uma comunicação eficiente é essencial. Estabeleça canais para que todas as informações cheguem aos colaboradores, sem ruídos. Neste caso, as reuniões com a equipe costumam ser mais assertivas, minimizam a possibilidade de interpretações incorretas e incentivam a integração, além da troca de ideias e sugestões.

Valorize o esforço e os resultados: É importante valorizar o esforço individual e coletivo, em cada projeto ou a cada conquista. O reconhecimento é outro fator bastante significativo para o rendimento e engajamentos dos colaboradores, e assim, merece atenção especial. Além disso, essa prática estimula o crescimento profissional, amplia as expectativas de carreira e consequentemente, a identificação com os objetivos da empresa. Elogie, oriente, incentive e faça com que todos compreendam a relevância de seu trabalho.

Adote o feedback: O feedback é uma ferramenta essencial para uma gestão de pessoas efetiva. Cabe ao gestor conhecer a sua equipe, os pontos de destaque e as habilidades que precisam ser aprimoradas, de cada colaborador. Conversas francas e estruturadas asseguram um processo de evolução profissional constante, além de favorecerem os relacionamentos e a confiança.

Respeite as diferenças e considere as competências: Reconheça e respeite as diferenças entre os colaboradores. Análises de perfil são muito úteis para confirmar as principais competências e identificar os pontos de melhoria. É importante enxergar o indivíduo, suas potencialidades e características próprias, assim é mais fácil planejar ações para o seu desenvolvimento e também, para garantir que cada colaborador possa produzir mais e com mais energia.

Invista em qualificação: A qualificação faz parte da rotina de todas as equipes de alto rendimento, por isso, vale a pena investir em um bom planejamento de treinamentos. É preciso identificar as necessidades, pensando também no futuro, para que a empresa esteja sempre preparada. Atenção aos novos projetos, tendências de mercado e tecnologias. Também é importante trabalhar as competências comportamentais, para isso vale a pena considerar ferramentas como o coaching e o team building, que comprovadamente trazem ótimos resultados, pois trabalham aspectos como autoconhecimento, equilíbrio emocional e comunicação interpessoal, que por sua vez, influenciam positivamente na construção de relacionamentos produtivos, no poder de negociação e persuasão, além de fortalecer o espírito de equipe e o engajamento dos colaboradores.

Elabore um plano de carreira: Profissionais engajados costumam ter expectativas de crescimento dentro da empresa. Para garantir a retenção, é necessário elaborar um plano de carreira, com os conhecimentos e competências exigidos para cada cargo, além de esclarecer os critérios usados para definir as promoções internas. Desta forma, o colaborador pode trilhar o caminho profissional, com mais motivação e por consequência, com rendimento ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>