5 dicas valiosas para vencer inseguranças e dúvidas no ambiente corporativo

- 1 Comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

insegurança no trabalhoSentar-se diante de uma mesa cheia de trabalho muitas vezes é mais fácil do que encarar os medos cotidianos de estar, ou não, seguindo o caminho certo.

Mesmo sendo uma pessoa corajosa e que enfrenta questões profissionais complexas, aquele frio na barriga costuma aparecer de tempos em tempos: “Será que tenho capacidade?”, “Estou à altura deste desafio?”, e por aí vai.

Quando estamos  amedrontados, olhamos demais para nós mesmos e acabamos deixando de olhar para o lado para encararmos a realidade. Talvez a competição por aquele cargo que você almeja não seja tão acirrada assim, ou quem sabe você também não está tão defasado em certos conhecimentos quanto imagina.

O fato é que essa desconfiança de si mesmo geralmente não tem fundamentos na realidade; são frutos de uma mentalidade pessimista e de uma baixa autoestima, disfarçada de realismo.

Mas você já parou para pensar que as supostas barreiras existentes no seu caminho podem não ser suficientes para impedir a realização do seu projeto ou sonho?

Então, o primeiro passo para superar os seus medos é decidir enfrentá-los. Depois, algumas atitudes serão úteis para fortalecer suas convicções e afastar as dúvidas sobre o seu potencial.

  1. Divida suas dúvidas e receios com pessoas com quem tem uma relação de confiança e saiba ouvir quando lhe trouxerem preocupações semelhantes. O seu gesto de amizade e contribuição com o trabalho do outro, imediatamente pode trazer cumplicidade e a sensação de acerto se torna mais real e compartilhada.
  2. Encontre as respostas em você mesmo, a partir da análise da sua desconfiança consigo mesmo. O medo muitas vezes pode estar relacionado a situações passadas, já superadas na sua vida.  A fila já andou.  Reveja a fonte de seus medos e deixe-os no passado, pois, no presente, eles já não cabem mais.
  3. Dê crédito a você mesmo e à sua trajetória. Encare o futuro como mais um passo a ser dado, no dia a dia, com a mesma coragem com que você chegou até aqui. O que já foi feito é a base do futuro; olhe para trás com carinho.
  4. Evite desconfiar de “olho gordo” e de intenções negativas de terceiros. Os medos do fracasso e do não cumprimento das expectativas estão em nós mesmos e, muitas vezes, quando trazemos a leveza para nosso cotidiano, vemos que ninguém quer que você fracasse. A maioria está remando para o mesmo objetivo.
  5. Encare seus medos e dúvidas como parte do processo de ganho de experiência, e perceba que também é da natureza humana, não é um atributo só seu,  a insegurança no meio corporativo deve ser enfrentada a cada dia. Assim, se sentirá mais forte para seguir em frente, apoiar seus colegas e tornar o ambiente de trabalho um meio para sua realização.

Se, mesmo depois de tudo isso, você mantém reservas quanto às suas chances, lembre-se de que a grande maioria das pessoas bem sucedidas também teve medo de falhar. De esportistas aos mais poderosos executivos do mundo. A glória costuma vir depois de muito sacrifício e superação, o que costuma conferir um sabor ainda mais especial para a experiência.

Comentários

  1. INALDO S. A.AQUINO says

    É real que existem essas análises pessoal antes ou depois em alguma experiência, e esse conteúdo sinaliza rumo ao sucesso que muitos se identificam e não se encontraram durante suas metas e sonhos ,”eu particularmente me vi muitas vezes sem entender o porque de muitas oportunidades e 50% sem sucessos por falta de conhecimentos valiosos como estes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>