3 conselhos para dar a um colaborador difícil de se trabalhar

- 3 Comentários

41 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 41 41 Flares ×

3 conselhos para dar a um colaborador difícil de se trabalhar

Cada vez mais, as empresas prezam pela harmonia e integração entre seus colaboradores a fim de estabelecerem equipes fortes e direcionadas em prol de um objetivo em comum. Dessa forma, profissionais de temperamento difícil podem desestabilizar um bom ambiente de trabalho e transformar a convivência num verdadeiro desafio. Por isso, um bom gestor deve estar atento e preparado para saber agir corretamente sempre que identificar um colaborador difícil em sua equipe — ignorar o fato pode resultar em atritos que comprometerão o relacionamento e a interação necessários à produtividade do setor.

Listamos aqui algumas dicas para que os líderes possam aconselhar esses profissionais difíceis de se trabalhar e solucionar os problemas causados por suas atitudes. Acompanhe!

Estimule o feedback

Talvez a pessoa nem tenha consciência do mal-estar que causa nos colegas, portanto, é importante estabelecer um diálogo antes de tomar qualquer outra atitude. Converse, explique a situação e mostre como determinado comportamento tem afetado negativamente o ambiente de trabalho e dificultado a relação com os outros colaboradores.

Dê oportunidade para que os membros da equipe estabeleçam feedback entre si e tenham a liberdade de dizer quais qualidades mais apreciam em seus colegas e quais as características negativas que precisam sem melhoradas. A troca de experiências pode ser útil para que um colaborador difícil entenda que suas atitudes causam incômodo e não são condizentes com a postura de um bom profissional.

Mostre as desvantagens de ser um colaborador difícil

Peça para que ele se coloque no lugar dos outros e veja se gostaria de receber o mesmo tratamento que direciona às pessoas. Faça-o acompanhar de perto as atividades de outros setores da empresa para que possa vivenciar os desafios dos demais colaboradores. Mostre que, assim como ele, todos estão ali buscando se superar e se tornarem melhores no que fazem e devem ser valorizados e respeitados por isso.

O objetivo é fazer com que este profissional se torne mais compreensivo e tolerante, além de pensar duas vezes antes de “explodir” ou ser grosseiro.

Ofereça alternativas

Se o problema for preguiça e baixa produção, estabeleça algumas metas individuais que deverão ser alcançadas pelo colaborador em um prazo determinado como forma de comprovar que ele está tentando melhorar.

Se estiver lidando com um colaborador difícil e ainda por cima insatisfeito, explique que para ser reconhecido é necessário mostrar algum diferencial. Sugira cursos, treinamentos e atividades extras que agreguem conhecimento e possam desenvolver habilidades que justifiquem uma promoção ou aumento de salário.

Quando o gestor se depara com um caso mais complexo e não se sente apto para buscar uma solução, talvez seja mais prudente sugerir que o profissional procure a ajuda de um especialista para receber acompanhamento psicológico. Fingir que não há nada de estranho no ar pode gerar conflitos maiores e reduzindo as possibilidades de resolução.

Ao lidar com um colaborador difícil, o importante é buscar alternativas para minimizar os impactos de seu comportamento e desenvolver maneiras para colocá-lo nos trilhos em prol da integração da equipe.

Já se deparou com essa situação e precisou intervir? Compartilhe com a gente a sua história e ajude a enriquecer esse debate!

Comentários

    • Equipe Veler says

      OOlá Vinicius,

      O gestor também precisa de feedback. Dê este presente a ele.

      Um abraço!

  1. Anailza says

    Sou do tipo que quero tudo pra ontem e não gosto de brincadeira na hora em que tenho muito trabalho , gosto de mim concentrar e desenvolver meus afazeres ; porém existe pessoas na empresa e que gosta de brincar e enrolar para e não desenvolver seus trabalhos e mais quando lhe designo uma tarefa é preciso está cobrando o tempo todo , o que torna chato e abusivo as cobranças o tempo todo pelas mesmas coisas , o que faço para que as pessoas mim respeitem e cumpram com seus trabalhos no tempo designados ou pelo menos tente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>